Quem já trabalha com anúncios na internet sabe que uma das formas mais efetivas em gerar vendas é através do e-mail marketing. Entretanto, muitos acabam não executando esta ação pois não possui uma base de e-mails, ou não sabe como capturar endereços eletrônicos de pessoas interessadas.

A maioria das pessoas que tentam ampliar sua base de e-mails, acredita que apenas disponibilizando um formulário o cliente irá se cadastrar por livre e espontânea vontade.

Além disso, muitas vezes acaba se guiando no modelo dos grandes varejistas online e dispara e-mails diversas vezes ao dia, sem a menor segmentação e curadoria de conteúdo, simplesmente “jogando goela abaixo” os produtos em promoção.

CONSULTORIA GRATUITA DE MARKETING DIGITAL [CLIQUE AQUI]

Acontece que, infelizmente, é muito raro alguém deixar um e-mail no cadastro da newsletter sem ganhar algo em troca.

Num geral, a maioria das pessoas que deixam seu endereço no espaço do cadastro fazem isso porque em troca recebem algum brinde, ou um e-book, uma amostra grátis de um serviço ou então um cupom de desconto.

Depois que você conseguiu capturar o e-mail para sua lista, o recomendável que é que você não envie e-mails genéricos.

Dependendo da frequência e do conteúdo, é capaz que o número de descadastramentos seja maior que o de cadastros efetuados. A sugestão fica em aliar a venda do produto com conteúdos interessantes para o público, como dicas relacionadas ao próprio produto ou serviço em destaque no e-mail.

Agora você deve estar se perguntando “ok, mas como é que eu faço para capturar e-mails para minha lista?”.

Existem dois métodos de captura de e-mails bem interessantes.

O primeiro é um método comum, que utiliza um pop up (tipo um lightbox) de entrada. Ele explode na tela pedindo o e-mail do cliente para a lista de cadastro. Eu particularmente acho esse método um pouco agressivo, e pode aumentar um pouco a taxa de rejeição, já que dependendo da frequência que ele aparece pode soar insistente demais. Há também casos de pessoas que fecham a página por pura desconfiança, já que estão em sua primeira visita ao site, blog ou loja.

Outro método que pode ser menos invasivo é o pop up de saída (ou exit pop up), do qual a caixa aparece quando o visitante está prestes a sair do seu site, blog ou loja. Essa é a uma boa alternativa para quem já está quase perdendo aquele visitante que saiu de mãos abanando — e pode conseguir trabalhar uma venda e uma boa fidelização através do envio de e-mails com conteúdo e qualidade.

Se você se interessou pelos métodos, tenho um convite para te fazer:

Minha Consultoria Gratuita de Marketing Digital:

As vagas são limitadas! Para se inscrever gratuitamente: Clique aqui